www.carvalhal.maisbarcelos.pt
Imprimir esta página
História

Situada a sul do concelho de Barcelos, a freguesia de Carvalhal ainda não perdeu a sua ancestral vocação agrícola, devido à fertilidade dos seus solos, especialmente irrigado e propício à cultura de cereais. Nas inquirições de 1220, aparece sob a designação “de Sancto Pelágio de Cavalal”, estando integrada nas Terras de Faria e nelas se diz que o rei tinha aqui alguns reguengos, apesar da matriz estar integrada no Couto do Hospital.

Nas mesmas inquirições de 1288, se refere que havia aqui “um couto marcado por padrões de que não pagava foro a El-rei”, tendo feito parte durante muito tempo da Casa de Bragança, no tempo de D. Afonso, 1º Duque daquela casa e 8º Conde de Barcelos. Foi criada a Colegiada de Barcelos, pelo que Carvalhal passou, então no século XV, a vigaria da apresentação do Prior daquela colegiada.

A primeira Matriz de Carvalhal, a mesma que pertenceu ao couto da Ordem de Malta, ficava primitivamente no lugar do Assento ou de S.Paio, onde estava no final de século XVII, sendo transferida para o lugar da Igreja no século XVIII. Quando contava já com mais de um milhar de habitantes, no século XIX, foi construido um outro templo no seu lugar.  Sobre Carvalhal, há notícias de alguns feitos, aquando das invasões dos franceses em 1809, constando-se que o seu povo tenha pago com algumas vidas para defender a sua terra.



HORÁRIO 

DE

 FUNCIONAMENTO

 

JUNTA DE FREGUESIA


SEGUNDA - FEIRA

E

QUARTA - FEIRA

das 19:00h às 20:00h